21.2.14

Publicidade na internet é coisa séria!

Olá, pessoal!

Foi-se o tempo em que Internet era um lugar apenas para "Posso teclar com vc?", escrever como foi nosso dia no diarinho virtual (blog) cheio de gifs e outros frufrus, assistir a videoclipes, suspirarmos com as fotos do Tom Cruise ou Brad Pitt e jogarmos joguinhos fuleiros [Ê tempo bom!].

Atualmente a internet virou local para troca de informações, dicas... e publicidade. (!)

E de olho nessa mudança, o CONAR (Conselho Nacional Autorregulamentação Publicitária)  tem ficado em cima de blogs com postagens pagas sem sinalização, e agora verifica publicidades feitas no Instagram.

Há algumas semanas teve o maior "auê" envolvendo o perfil no Instagram da "personalidade" fitness Gabriela Pugliesi, gerando até a hastag "#explicapugli", devido as denúncias de que os produtos recomendados seriam publicidade paga e não sinalizada.
Quem é:
Para você que não faz a menor ideia de quem seja Pugliesi: ela possui o blog Tips4Life (com dicas de "vida saudável"),  e também é dona de uma conta no Instagram com mais de 545 mil pessoas (!)

Vamos combinar que é um número bem expressivo. E que muitas pessoas acabam sendo influenciadas pela "dica" passada pela blogueira. [Por isso a importância de fiscalizar o que é divulgado na internet.]

Publipost:
O publipost ou publieditorial  são termos usados para designar os posts pagos/patrocinados tanto em blogs quanto em outras redes sociais. No entanto, nem todo mundo sinaliza que determinado post é uma publicidade, e acaba dizendo que é apenas uma dica.

Essa publicidade velada é proibida por lei. Além de fazer com que haja a perda tanto da credibilidade de quem possui o blog ou rede social, como a das próprias empresas patrocinadoras.

Atenção:
O Código de Defesa do Consumidor diz que "A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal".

O código de ética do Conar estabelece que "O anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação."

Como fazer certo:
Posts patrocinados em blogs devem vir sinalizados como publicidade logo no início do texto, de preferência antes do título.

Seja no blog, Instagram ou qualquer outra rede social, os posts patrocinados devem vir sempre sinalizados também logo no início da mensagem para que seja imediatamente visto pelo leitor/consumidor.

Se você tem interesse me fazer publicidade, se joga! Mas faça da forma correta!


8 comentários:

  1. Gostei do seu blog, é e uma verdade o que você escreveu. As pessoas podem ser induzidas a comprar algo sem perceber o que aconteceu, ultimamente na tv também anda se falando muito no Conar e eu também aprendi muito sobre ele na faculdade.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Denise!
      Verdade, temos publicidade em todas as mídias e precisamos ficar sempre bem atento!

      Bjs!

      Excluir
  2. Ótimo post, esse realmente é um assunto sério e como blogueiras temos que passar sempre a verdade para nossos leitores.
    Beijos.
    http://blogdafrancoise.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu também sinto falta da "internet de antigamente". Descobri a blogosfera quando ela estava começando a crescer e observei toda essa mudança de camarote e vou dizer uma coisa: os resultados não são nada animadores. Grande parte das blogueiras de hoje só se interessa na publicidade e no dinheiro, não produz conteúdo e não sinaliza os publieditoriais. Uma lástima. Isso faz com que mais pessoas adentrem no universo dos blogs em busca de dinheiro e publicidade, poluindo tudo isso aqui e prejudicando quem realmente quer produzir conteúdo. A propósito, adorei o post!! :D

    Beijos, beijos
    amigadovampiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nadine!
      E super concordo com você! Com as empresas começando a investir em blogs muitas pessoas "entram" apenas com a finalidade de ganhar dinheiro e acaba criando blogs que são pura publicidade.

      Bjs!

      Excluir
  4. Fiquei com uma dúvida, você disse que precisa de uma logo como sinalização, essa seria um selo ou é a logo da marca?

    Beijos!
    umpouco-demundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ina!
      A sinalização deve ser feita logo, no inicio do post, vídeo, ou qualquer rede social que seja utilizada.
      E a forma você escolhe, desde que seja algo de fácil e rápido entendimento.

      Atualmente é comum marcar a publicidade como tag no final do post. Exemplo: "publieditorial", "publicidade". Mas como só isso não é suficiente, você pode explicar no inicio do texto no blog ou vídeo que se trata de uma publicidade informando a loja que enviou determinado produto para testar.

      O importante é deixar claro quando se tratar de uma publicidade.
      Bjos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...