11.3.13

"Causos" : A maquiagem vencida

Olá, pessoal!

Hoje o post será um "causo" bem recente e que serve como um alerta também. É sobre o uso de maquiagem vencida.

Algumas pensarão que é um absurdo usar um produto sem ver a validade e que é lógico que daria problema e outras pensarão que também precisam começar a prestar atenção na validade [até porque, a validade muitas vezes vem apenas na caixa, e depois de um tempo é comum jogarmos a caixa do produto fora]

Eu não sei me maquiar [assumo que acho lindo quem saiba e babo a cada vídeo que vejo no youtube sobre o tema], mas tento dar uma disfarçadinha usando o quarteto fantástico (base, blush, batom, e rímel).

Essa semana eu estava tentando dar uma minimizada nas olheiras, quando de repente senti uma ardência muito, muito, muito forte no local e imediatamente começou a ficar vermelho. Fiquei tão nervosa com a ardência e dor [além de estar atrasada para sair] que passei um pouco de demaquilante e corri para lavar o rosto [demorou para a ardência passar e fiquei vermelha aonde tinha passado a base [como se tivesse queimado].

Quando fiquei mais calma, minha mãe "cantou a pedra" e disse que devia estar vencida a maquiagem. E não é que estava mesmo?! [mãe sabe das coisas!!]


Como eu não sei me maquiar, não tenho centenas de produtos, e também não compro com frequência pois eles demoram a acabar ou a ficar com uma aparência velha. Assumo que eu não costumo olhar a data de fabricação e validade dos cosméticos que possuo, mas também nunca tive irritação.

Agora ficarei atenta, pois sensação igual a que senti não quero novamente.. e também não quero que ninguém passe.

Lendo uma reportagem no site de um jornal , vi que tudo tem validade e que não é muito longa. Veja:

  • Sombra e blush: Os feitos de costumam ter uma validade de 18 a 24 meses, mas muitas mulheres usam o mesmo produto por até dez anos, indica a pesquisa da Debenhams. [não sou a única, viu!]
  • Batom: Dura até dois anos, em média. 
  • Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses. Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.
  • Perfume: Estes produtos duram, em média, três anos. Se ficarem guardados no banheiro, sua vida útil pode cair pela metade. Para preservar as colônias, os eaus de toilettes e os parfums ao máximo guarde-os em ambiente seco e escuro.
  • Pincéis: Poucas mulheres têm o hábito de lavar os pincéis periodicamente. O problema é que eles podem virar o lar de vírus e bactérias de diversas doenças como a herpes. Os pinceis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.
Clique aqui caso queira ler a reportagem completa

*Imagens meramente ilustrativas obtidas no Google Imagens*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...