10.4.13

Noveleira? Oi?!

Olá, pessoal!


Eu não assisto novela diariamente desde que iniciei a graduação [sempre estudei no turno da noite], mas sempre que tenho um tempinho assisto a novela das 9 da Rede Globo, pois minha mãe sempre assiste [moro com meus pais].
Assisti um pouco do final da novela Avenida Brasil e agora a novela da vez é Salve Jorge.

Infelizmente, a realidade é que, em pleno Brasil de 2013, a tv aberta domina as residências ( e não a tv por assinatura ou o computador).  Então, como a maioria precisa trabalhar durante todo o dia,  a novela no horário nobre acaba sendo o entretenimento que mais atinge a massa.

Mas.. INFELIZMENTE.. o que tenho visto (nas poucas vezes que assisto) são novelas que propagam conceitos morais equivocados..principalmente quando o assunto é relacionamento amoroso, principalmente se tratando de casamento [dá a impressão de que esses autores vivem num mundo paralelo onde tudo é permitido, e esse "tudo" muitas vezes é amoral - não condiz com a moral].

Como exemplos bem recentes:

Na novela Avenida Brasil teve o caso do personagem Cadinho (Alexandre Borges) e suas três mulheres – Noêmia (Camila Morgado), Verônica (Débora Bloch) e Alexia (Carolina Ferraz).  Mostrando que é comum um homem poder ter várias mulheres. 

E agora temos os personagens Zyah (Domingos Montagner) e Bianca (Cleo Pires), que ensinam como conquistar o marido alheio e a trair, já que  Ziah é casado com Ayla (Gloria Kalil), e mesmo assim se rende as investidas de Bianca.

É mais sabido (conhecido) do que qualquer coisa, que a televisão tem o poder de manipular o pensamento da população, até porque nosso povo ainda é ignorante [ensino de péssima qualidade, poucos investimentos na educação e falta de incentivo ao pensamento critico, etc]
E a televisão deturpa os valores morais. De acordo com a mídia, é normal e moderno ser piriguete, trair, enganar, ter inveja, "puxar tapete"... [Uma salva de palmas sarcástica para isso!!]

Não escrevi tudo o que penso sobre o assunto, mas cada capitulo que passa sou mais adepta a trocar de canal ou a desligar a tv e procurar outra coisa para fazer.
Mas essa não é a solução, pois a grande parte da população continuará assistindo e sendo contaminada por um modelo errado do que é o certo. Precisamos aprender e ensinar a pensar antes de aceitar uma informação como verdade. Só assim deixaremos de ser o país de "selvagens, samba, violência e prostituição" [essa é a imagem que temos para o mundo. Que beleza!!]


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...