1.7.13

"Causos" : Recomeçando a ler

No post anterior, falei sobre um gênero literário recente  - o chick-lit - e o usei como dica de leitura , tanto para quem não tem o habito da leitura , quanto para quem gosta de livros nesse estilo "mulherzinha" [como os chick-lits são conhecidos].

Algumas pessoas comentaram que não leem muito livro [na verdade, de tipo algum..] ou por falta de tempo, ou por falta de interesse mesmo. [Então, se você também não tem lido.. tudo bem.. fica tranquila.. pois não é a única! ]

Contarei meu caso com a leitura.. ou melhor, com a volta a leitura.. E já concluo que Amo ler!

Eu sou do tempo que tínhamos que ler na escola vários livros extra classe, cada um com uma trama diferente da outra. Mas só fui gostar mesmo de ler livros [sem ser por obrigação] quando aos 12 para 13 anos li algumas folhas de um livro da minha mãe [e de imediato gostei bastante!].

Desde então, lia sempre os livros da minha mãe que a sinopse mais me agradava.


No entanto, quando entrei na faculdade e tive minha fase "sem tempo", pois trabalhava e estudava, larguei os livros [cheguei a ler um ou outro nas férias de janeiro], sempre com a desculpa da falta de tempo.
Achava que o tempo que arrumasse seria apenas para sair com os amigos e ler o livros da faculdade [quantas vezes tive que recorrer as sinopses e resumos por achar que não tinha tempo para estudar. Ai ai! ]

Como eu desde os 12/13 anos gostei de ler por diversão, senti falta desse tipo de leitura descompromissada durante os anos de faculdade [foram um pouco mais de 5 anos!], e muitas vezes me senti até um pouco burra por não ler [imaginava que estava falando errado e que não tinha muito conteúdo.. na minha cabeça parecia uma caipira de filme bem caipira - Sem preconceito com caipiras.]

Depois que a faculdade acabou [Sou graduada! uhul!], a primeira coisa que fiz foi ler livros de leitura fácil, tranquila e jovem. [Ah, e como não sabia os livros "do momento", pesquisei nos blogs e canais literários].

O primeiro livro que li  após a faculdade foi "A culpa é das estrelas" de John Green. E como estava de férias aproveitei e li outros conhecidos e do mesmo estilo [O teorema Katherine, Anna e o beijo francês, entre outros].

Assumo que meu ritmo de leitura está um pouco lento ainda, mas a cada dia melhora um pouco mais [Ahh, minha memória também está melhorando! ].

A cada ano a vida parece que está mais acelerada, estressada e online. Mas é muito bom poder dar um "pause" e ficar quietinha lendo um bom livro, sentir que as imagens da historia está passando como filme em nossa mente.


A leitura sem obrigação e pressão é muito prazerosa [ sei que parece chato de inicio, mas você irá se surpreender!]

Se eu recomecei a ler.. você também consegue.. basta tirar a desculpa "falta de tempo" da sua mente.


Então, qual livro que você lerá primeiro?!

8 comentários:

  1. Não sou muito de ler, mas quando começo a ler um livro e gosto dele, não consigo parar de ler.

    Att Fernanda,
    http://fernandamacenablog.blogspot.com.br

    Convido você a participar do sorteio que o meu blog em parceria com a Loja Menina de Palavra está oferecendo às leitoras. Os prêmios são 3 produtos e as regras estão bem básicas.

    http://fernandamacenablog.blogspot.com.br/2013/07/sorteio-em-parceria-com-loja-menina-de.html

    Eu agradeço desde já. Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que bom que le ao menos alguma coisa..
      Voltei a ler esse ano, e sempre que penso que lerei só mais uma página percebo que li mais uns 2 ou 3 capítulos..rs..
      É muito bom quando a gente encontra um livro que nos prenda.

      Beijos!!

      Excluir
  2. Quando gosto de um livro, só fico pensando em termnina lo hehehe mas não leio muito, confesso que teria que ler mais...Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sempre quero terminar a leitura o quanto antes para saber como será o final da história, mas confesso que fico triste quando acaba..rsrs.. [A louca!]

      Excluir
  3. Nossa tenho saudades de ter tempo de ler muitos livros como antes eu tinha :(

    amei o blog passa la
    http://thaisaparecidapereira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter gostado do blog.. :)

      A gente só valoriza o tempo livre depois que fica sem nenhum, né?! É sempre assim..

      Ler é muito bom.. parece que um filme está passando dentro da nossa cabeça!

      Beijos!!

      Excluir
  4. Amoo ler,sou apaixonada por livros!
    http://lynnkumoruna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Achei mais uma apaixonada por livros! Eu também amo ler.. mas só os que as histórias são atuais [não sou fã dos clássicos].

      Beijos!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...