10.2.14

Animais de estimação X Calor

Olá, pessoal!

A cada dia a temperatura aumenta mais e mais , e temos a sensação de que nada o que fazemos diminui o calor.

O excesso de calor tem atingido máximas recordes, além de trazer problemas típicos de verão (falta de água e de luz, desidratação, cansaço..). E não somos apenas nós que sofremos com o calor, os bichos de estimação também. (!)

Com esse clima de vulcão, os animais de estimação necessitam de atenção especial, tanto quanto nós.

VOCÊ SABIA QUE os cães e gatos não transpiram como nós, e o primeiro sinal que o animal precisa de resfriamento é quando se mostra muito ofegante, com a língua de fora?

RECOMENDAÇÕES:

1. Evitar sair com os bichinhos nos horários mais quentes. Os passeios devem ser feitos bem cedo (até as 9hs) ou no final do dia (depois das 18hs);

2. Colocar sapatinhos. Devido ao excesso de sol, o chão fica muito quente e isso pode machucar as patinhas dos cães e gatos.

3. O banho é um método simples e que ajuda a aliviar o calorão dos animais, inclusive dos gatos (lembre-se de colocar um algodão em cada ouvidinho para não entrar água). 

4. Banho e tosa é fundamental, pois nesta época do ano, há uma incidência maior de pulgas e carrapatos, que têm a reprodução favorecida pela alta temperatura.

5. Deixar o animal em locais arejados e com um pote de água fresca sempre próximo.


ATENÇÃO: Um levantamento da Vigilância Sanitária municipal indicou que a procura por atendimento nas unidades veterinárias aumenta durante o verão. 

Em 2013, 4.550 animais foram atendidos durante a estação, um número aproximadamente 40% do total anual.

E desde o início de 2014, só no município do Rio de Janeiro, segundo reportagem do G1 , foram mais de mil atendimentos a pets devido ao calor.


Vamos cuidar e refrescar nossos bichinhos! Eles são anjos sem asas!

6 comentários:

  1. Nossa, eu tenho um Shihtzu que esta sofrendo nesse calor, hoje vi na tv que os bichinhos de focinho mais curto são os que mais sofrem. Agora dou água geladinha e picole pra ele chupar, ele fica super feliz e menos cansadinho com esse calor :3

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monique!
      Imagino o quanto o Shih-tzu sofre por conta do pelo. Minha filha de 4 patas também não está aguentando esse calorão!

      Bjos!

      Excluir
  2. Imagina eu que tenho QUATRO cachorras lindas, minhas princesas. Elas super sofrem com o calor, tadinhas. Eu tenho fazer de tudo, até toso. Obrigada pelas dicas, essa do sapatinho eu não sabia, vou ver se elas deixam colocar agora. :*

    www.ultraviolences.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4? Nossa!!
      Que bom que pude ajudar ao menos numa dica.. suas princesas precisam de bastante cuidados nesse verão super quente.

      Bjos!

      Excluir
  3. Pris,
    Gostei demais do seu post, é muito importante conscientizar as pessoas sobre os bons tratos aos animais. Parabéns pelo post.

    Marilia- www.pitacosdamarilia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...