4.2.13

TPM

TPM (tensão pré menstrual) ... feliz a mulher que não a sente.



A famosa "TPM" se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifestam um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.

Ficamos com os sentimentos a flor da pele.. num momento podemos estar normal.. no outro choronas.. irritadas.. meigas.. esfomeadas e loucas para comer doces.

E essa mudança brusca e mensal de humor tem explicação.. Atenção homens! (Repassem a informação!!)

Segundo a médica Mara Diegoli, a principal causa está associada à produção de serotonina (atua sobre o humor das pessoas), uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. 

Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar.

Atenção: no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. 

Recomendações da Drª Mara Diegoli:

1.  Anote diariamente o que está sentindo e os dias da menstruação; 
2.  Não use a TPM como desculpa. Saber controlar-se é importantíssimo para quem quer crescer pessoal, social e profissionalmente;
3.  Exercício físico adianta e merece ser feito;
4.  Evite compromissos importantes nos dias de tensão, porque você pode tomar atitudes erradas. 
5.  A mulher precisa aprender a conhecer-se e a viver consigo mesma. Assim ela melhora não só sua qualidade de vida como a de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com ela.

Informação obtida no site do Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...